sexta-feira , 1 agosto 2014

Dieta do Algodão faz mal e pode levar à morte

Publicado em 28/11/2013

Moda é ingerir o algodão embebido em suco; nutricionista explica os riscos

por Mariana Bueno
Algumas dietas ganham fama por fazerem perder peso rapidamente. Por outro lado, não são alternativas saudáveis e podem causar sérios riscos à saúde. Uma nova moda que está ganhando fãs através da internet é a Dieta da Bola de Algodão (The Cotton Ball Diet).

Leia também:
Sopas e sucos vão ajudá-la a se livrar das toxinas acumuladas
Dieta Detone!: emagreça com saúde em 6 semanas
Cardápio da dieta das proteínas para perde peso de forma saudável

Essa dieta ficou conhecida quando a modelo Bria Murphy, filha do ator Eddie Murphy, deu entrevista a um programa de TV norte-americano sobre as pressões para ser magra e mencionou já ter ouvido falar de pessoas que mergulham o algodão no suco de laranja e, em seguida, comem para se sentirem satisfeitos. Assim, evitam o consumo de carboidratos e prolongam a sensação de saciedade durante o dia.

Dieta polêmica

Nas redes sociais e em fóruns internacionais sobre o tema, os internautas dizem que a proposta é que, ao comer o algodão, as pessoas sintam-se alimentadas sem ganhar peso. Há inclusive um vídeo no site YouTube em que uma jovem segue a dieta e já consta com mais de 6 mil visualizações. O assunto é polêmico e, junto ao vídeo, há muitas críticas de quem não concorda com essa medida radical.

“Obviamente a pessoa perde peso por ter uma alimentação super restrita em calorias e nutrientes. E como o algodão não é digerido, a pessoa tem a sensação de saciedade e perda do apetite. É uma dieta impossível de ser seguida e totalmente desequilibrada em todos os nutrientes”, afirma a nutricionista Marcela Frias.

dieta-do-algodao-riscos

Riscos da Dieta do Algodão

A nutricionista explica que essa dieta pode causar a obstrução completa do trato intestinal e desnutrição, levando a consequências gravíssimas. “Além desses riscos, a maioria dos algodões vendidos não são compostos só de fibras naturais, contendo diversos produtos químicos que podem causar problemas graves para o nosso organismo”, alerta.

A dieta pode até mesmo levar à morte. “As dietas da moda normalmente são muito restritivas podendo causar sérios danos à saúde. É importante que seja feita uma reeducação alimentar respeitando a individualidade bioquímica de cada um. Uma alimentação saudável é aquela que apresenta vários tipos de alimentos, oferecendo diferentes tipos de nutrientes”, finaliza.

Fonte: Bolsa de Mulher


Os comentários estão fechados.

Scroll To Top
shared on wplocker.com